Confiabilidade e resiliência: noções gerais e aplicação ao sistema elétrico de potência
Oct 22
2 min read
Confiabilidade é a capacidade de um item de desempenhar conforme requerido, sem falhas, durante um determinado intervalo de tempo, sob condições especificadas. Um item:
Pode ser um componente, material, dispositivo, unidade funcional, equipamento, produto, subsistema, sistema, serviço ou processo;
É frequentemente composto por elementos que podem ser considerados individualmente.
Exemplos de medidas de confiabilidade são o índice de confiabilidade (R), o tempo médio entre falhas (MTBF ou MOTBF, do inglês Mean Operating Time Between Failure), a taxa média de falha e o tempo médio de restabelecimento (MTTR, do inglês Mean Time to Restoration).
Para um sistema elétrico de potência, define-se confiabilidade do serviço como a capacidade de atender adequadamente a demanda durante um determinado intervalo de tempo, sob condições operacionais especificadas.
A confiabilidade do serviço do sistema elétrico de potência possui duas componentes:
Adequação do sistema (que não envolve distúrbios dinâmicos ou transitórios): capacidade de fornecer a potência e a energia elétrica totais sem violar limites operacionais do sistema ou de seus componentes, levando em conta indisponibilidades programadas e não programadas;
Segurança do sistema (ou confiabilidade operacional): capacidade de atender continuamente a demanda total quando ocorrem distúrbios dinâmicos ou transitórios.
Exemplos de medidas da confiabilidade do serviço do sistema elétrico de potência são a probabilidade de perda de carga (LOLP, do inglês Loss-of-Load Probability), a expectância de perda de carga (LOLE, do inglês Loss-of-Load Expectation) e a expectância de energia não suprida (EENS, do inglês Expected Energy Not Supplied).
A Atividade Regulatória TRA21-25, iniciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com a Tomada de Subsídios (TS) nº 021/2021 aborda a "Confiabilidade no Sistema de Transmissão".
Resiliência é a capacidade de um item de retornar à funcionalidade, dentro de um período de tempo aceitável, após ter sido afetado por condições fora daquelas especificadas ou previstas.
Logo, há uma distinção clara entre a confiabilidade, que se refere à capacidade de um item de desempenhar conforme requerido, sob condições especificadas, e a resiliência, que se refere à capacidade de um item de retornar à funcionalidade após ter sido afetado por condições fora das especificadas ou previstas.
A definição de resiliência apresentada pode ser aplicada ao sistema elétrico de potência ou ao serviço de fornecimento de energia elétrica.
A Atividade Regulatória AR24-03, iniciada pela ANEEL com a TS nº 002/2024 e com andamento dado pela Consulta Pública (CP) nº 032/2024, consiste em "Aprimoramentos regulatórios para aumento da resiliência do sistema de distribuição e de transmissão a eventos climáticos extremos".
Bibliografia
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (1994). ABNT NBR 5462:1994 Confiabilidade e mantenabilidade. Terminologia.
International Electrotechnical Commission. (2024). Electropedia: The World’s Online Electrotechnical Vocabulary. https://www.electropedia.org/
IEEE Power & Energy Society. (2022). Composite Power System Reliability. Technical Report PES-TR99.